sexta-feira, 19 de março de 2010

Ajudar os nossos filhos a estudar

Voltar atrás e recomeçar a estudar, matérias há tanto tempo “arquivadas” na nossa cabeça, é uma tarefa gratificante, apenas para alguns pais!
Estudar, é algo que se aprende, pelo que os pais podem e devem ajudar.
Um dos princípios, é estarem a par de tudo o que se passa na escola, a matéria dada em cada disciplina, os trabalhos de casa, as datas dos testes e actividades realizadas no âmbito escolar, entre outras.
Os chamados “bons alunos” não são necessariamente os mais espertos, mas são provavelmente os mais responsáveis, organizados e devidamente acompanhados e orientados.
É muito importante para os nossos filhos, perceberem que os pais estão presentes e disponíveis para os ajudar na hora de estudar. Ajudar não significa fazer!
Os pais podem e devem dar conselhos aos seus filhos, da forma como podem tirar mais proveito se estiverem atentos durante as aulas, até ensiná-los a tirar algumas notas sobre a matéria.
Deverão também ensiná-los a fazerem os seus próprios resumos, assim como, incentivá-los a fazerem revisões periódicas aos seus cadernos diários e livros mesmo quando não têm testes, ou seja ao fim de semana, por exemplo, lerem o que deram durante a semana.
De início, deve existir ajuda na elaboração dos ditos resumos, dando ênfase aos pontos mais importantes da matéria e que provavelmente irão sair no teste, gradualmente os nossos filhos começam a ganhar competências para os fazer autonomamente.
Um estudo atempado e planeado dá sempre bons frutos.
Contudo o estudo não deve ser feito de forma exaustiva, mas sim com pequenas pausas para descanso e distracção. Assim, será mais fácil manter a atenção e a concentração.
Promover uma série de exercícios (tipo teste) sobre a matéria, vai fazer com que a ansiedade diminua e os mesmos ganhem mais autoconfiança, facilitando e promovendo a aprendizagem da gestão do tempo.



Sem comentários:

Enviar um comentário