quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A importância dos livros e da leitura nas crianças


Quase todos nós já constatamos com esta realidade, mas não lhe demos a devida atenção e foi por esse motivo que decidi reflectir um pouco sobre o assunto.
Para a maioria das crianças pequenas um livro é um brinquedo, assim como tantos outros, no entanto à medida que as mesmas vão crescendo esses brinquedos vão sendo postos de lado, aparecendo outros que ocupem o seu lugar.
É aqui, que nós pais, educadores, professores, investigadores, podemos e devemos actuar.
O livro é um amigo, e como tal devemos estimá-lo, guardá-lo, tratá-lo bem!
As crianças pequenas, que vêem os pais a ler jornais, revistas e livros, têm uma maior curiosidade por usá-los, favorecendo desta forma a aquisição de novas experiências.
Ao brincarem com os livros, as crianças vão observar, investigar, experimentar, imitar, sendo como tal um momento que deve ser apreciado e estimulado pelos adultos nas crianças, o brincar com o seu “livro brinquedo”.
Por outro lado, o processo de leitura conjunta entre o adulto e a criança, proporciona o reforço dos laços afectivos, estimulando o hábito de leitura para o futuro.
À medida que a criança, se torna autónoma no processo de leitura e havendo hábitos diários de leitura em casa e na escola a mesma vai querer sonhar, imaginar e viajar nos seus livros, solidificando o seu papel social, assim como os seus valores na sociedade.
Importante também, é a oferta de livros apropriados à realidade do leitor, ou seja que estejam vocacionados para a idade dos mesmos e por outro lado que caminhem ao encontro dos seus gostos pessoais.
A confiança das crianças com os livros gera predisposição para a leitura e o desencadear do processo de leitura ao longo da vida. Desta forma não devemos pactuar com a desvalorização dos livros à medida que o grau de escolaridade das nossas crianças aumenta, pois isto é um contra-senso!

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